SALMO 119 E AS 22 LETRAS DO ALFABETO HEBRAICO

SALMO 119 (OU 118 EM ALGUMAS BÍBLIAS) E AS 22 LETRAS DO ALFABETO HEBRAICO

OS ANTIGOS MÍSTICOS HEBREUS DIZIAM QUE O ALFABETO HEBRAICO COMPUNHA UM CÓDIGO DE COMUNICAÇÃO USADO POR AQUELES INICIADOS NOS MISTÉRIOS DO TEMPLO.

A PRIMEIRA LETRA É ALEPH, CONFORME MENCIONADA NO INÍCIO DO SALMO. ALEPH SIGNIFICA BOI. É O SIGNO OU SÍMBOLO DO SOPRO DE VIDA, CHAMADO RUACH EM HEBRAICO. TODAS AS LÍNGUAS DESIGNAM O ESPÍRITO POR UMA PALAVRA QUE QUER DIZER O AR QUE RESPIRAMOS. A PALAVRA ESPÍRITO VEM DO LATIM, E QUER DIZER  "SOPRO". SEU VALOR NUMÉRICO É UM. TODAS AS LETRAS HEBRAICAS TÊM UM VALOR EXTERNO E UM VALOR SECRETO. NESTE SALMO, VOCÊ EXTRAI O VALOR ESPIRITUAL SUBLINHANDO CADA LETRA.

UMA ANTIGA MEDITAÇÃO SOBRE A LETRA ALEPH É A QUE SEGUE:

"ALEPH SOU EU, O PRINCÍPIO E A RAIZ. DE MEU INSONDÁVEL DESEJO O UNIVERSO TEVE O SEU COMEÇO. EM MINHA SABEDORIA ILIMITADA ESTÁ O PADRÃO DE TODAS AS COISAS. ANTES DE TODOS OS MUNDOS EU SOU; EM TODOS OS MUNDOS EU SOU, E QUANDO OS MUNDOS FOREM SÓ LEMBRANÇA, EU SEREI".

VERSÍCULO 1: BEM-AVENTURADOS OS QUE NÃO SE DESVIAM DE SEU CAMINHO, OS QUE ANDAM NA LEI DO SENHOR.

VERSÍCULO 2: BEM-AVENTURADOS OS QUE DÃO TESTEMUNHO, E QUE O BUSCAM DE TODO CORAÇÃO.

A LEI DIZ QUE TODA AÇÃO TEM IGUAL E CORRESPONDENTE REAÇÃO. A AÇÃO ESTÁ EM SUA MENTE CONSCIENTE, E A RESPOSTA VEM DE SEU SUBCONSCIENTE. EM LINGUAGEM SIMPLES, A LEI DIZ QUE AQUILO QUE VOCÊ SEMEIA EM SEU SUBCONSCIENTE, COLHE NA MESMA MEDIDA. É POR ISTO QUE SE DIZ QUE O HOMEM É AQUILO QUE ELE PENSA DURANTE TODO O DIA. O HOMEM É AQUILO QUE ELE CONTEMPLA. A NATUREZA DO AMOR, BEM COMO A NATUREZA DO ÓDIO, É TRANSFORMAR O HOMEM NA IMAGEM E SEMELHANÇA DAQUILO QUE ELE CONTEMPLA.

SE VOCÊ TEM FOME E SEDE DAS VERDADES DE DEUS, E UM INTENSO DESEJO DE SE TORNAR UM HOMEM NOVO EM DEUS, É PORQUE VOCÊ O PROCURA DE TODO SEU CORAÇÃO, E SERÁ ABENÇOADO PARA ALÉM DE SEUS SONHOS MAIS PROFUNDOS.

BETH

VERSÍCULO 11: GUARDEI EM MEU CORAÇÃO A SUA PALAVRA, PARA NÃO PECAR CONTRA O SENHOR.

VERSÍCULO 13: COM MEUS LÁBIOS PROCLAMEI A JUSTIÇA DE SUA BOCA.

A PALAVRA SIGNIFICA O PENSAMENTO. É A AFIRMATIVA FORMULADA, SEJA AUDÍVEL OU SILENCIOSA. GUARDAR A PALAVRA EM SEU CORAÇÃO É IMPREGNAR O SUBCONSCIENTE, SENTINDO A REALIDADE DAQUILO QUE VOCÊ AFIRMA.

AQUILO QUE VOCÊ DECLARA COM SEUS LÁBIOS DEVE SER SENTIDO COMO VERDADE EM SEU CORAÇÃO (SUBCONSCIENTE).

NA PRECE, OS LÁBIOS E O CORAÇÃO PRECISAM ESTAR DE ACORDO, PARA QUE A RESPOSTA VENHA.

A LETRA BETH SIGNIFICA CASA. O CORPO FÍSICO É SUA CASA, E O CORPO É O LAR DA MENTE. ESTA LETRA SIMBOLIZA O ESPÍRITO QUE IMPULSIONA, ANIMA, SUSTENTA E FORTALECE.

GIMEL

VERSÍCULO 18: ABRA MEUS OLHOS, PARA QUE EU CONTEMPLE AS MARAVILHAS DE SUA LEI.

OS OLHOS SIGNIFICAM A PERCEPÇÃO ESPIRITUAL. AO CONTEMPLARMOS A VERDADE DE DEUS, NOSSOS OLHOS SE ABREM E SE MARAVILHAM; NOVAS IDÉIAS SE DESENVOLVEM PARA BENEFICIAR A HUMANIDADE DE MANEIRA INCALCULÁVEL.

GIMEL É A TERCEIRA LETRA HEBRAICA. SIGNIFICA CAMELO, E TAMBÉM LUA. NA SIMBOLOGIA, O SUBCONSCIENTE É CHAMADO LUA PORQUE REFLETE A LUZ DO SOL, OU DA MENTE CONSCIENTE. O SUBSTANTIVO CAMELO SE APLICA À MEMÓRIA E SUA MEMÓRIA SE ASSENTA SOBRE O SUBCONSCIENTE.

DALETH

VERSÍCULO 30: ESCOLHI O CAMINHO DA VERDADE; À MINHA FRENTE COLOQUEI TUA JUSTIÇA.

QUANDO ESCOLHE O CAMINHO DA VERDADE, VOCÊ PENSA, FALA E AGE A PARTIR DO CENTRO DIVINO DENTRO DE VOCÊ; É ENTÃO REANIMADO PELO ESPÍRITO SANTO E FICA CHEIO DE VIDA. DALETH SIGNIFICA PORTA. É A QUARTA LETRA HEBRAICA E TAMBÉM SIGNIFICA O INCONSCIENTE COLETIVO. SUA CONSCIÊNCIA (SUA ATITUDE E CRENÇAS MENTAIS) É A PORTA DE TODA EXPRESSÃO. VOCÊ PRECISA ESTABELECER UMA EQUIVALÊNCIA MENTAL ANTES DE DEMONSTRAR O QUE DESEJA.

HE

VERSÍCULO 33: ENSINE-ME, SENHOR, O CAMINHO E EU PERMANECEREI NELE ATÉ O FIM.

QUANDO VOCÊ DETERMINA ALGUMA COISA, COLOCA EM FUNCIONAMENTO A LEI DE SEU SUBCONSCIENTE; E ESTA LEI, POR SER TOTALMENTE IMPESSOAL, OPERA COM INCRÍVEL PRECISÃO. HE É A QUINTA LETRA HEBRAICA. REPRESENTA A FACULDADE DA VISÃO. SIGNIFICA A IMAGEM MENTAL, OU O QUE VOCÊ VÊ COM SEU "OLHO MENTAL".

VAU

VERSÍCULO 44: E ASSIM OBSERVAREI SUA LEI, CONTINUAMENTE, PARA TODO O SEMPRE.

QUANDO SEU CÉREBRO E CORAÇÃO SE UNEM, OU QUANDO SUA MENTE CONSCIENTE E SEU SUBCONSCIENTE CONCORDAM COM ALGUMA COISA, ELA ACONTECERÁ SOB FORMA DA MANIFESTAÇÃO, O HOMEM É AQUILO QUE ELE CONTEMPLA.

VAU SIGNIFICA PREGO. É A SEXTA LETRA HEBRAICA. REFERE-SE AO SENTIDO DA AUDIÇÃO. SIMBOLICAMENTE, QUER DIZER OUVIR A VERDADE E SENTIR A REALIDADE EM SEU CORAÇÃO. O PREGO UNE DUAS PARTES. QUANDO OS DOIS CONCORDAM (CONSCIENTE E SUBCONSCIENTE), SUA PRECE É RESPONDIDA.

ZAIN

VERSÍCULO 54: SEUS REGULAMENTOS FORAM MEUS CÂNTICOS DURANTE MINHA PEREGRINAÇÃO. O CONHECIMENTO DA LEI É MOTIVO DE JÚBILO. ZAIN SIGNIFICA ESPADA. É A SÉTIMA LETRA HEBRAICA. REPRESENTA O SENTIDO DO OLFATO, QUE QUER DIZER DISCERNIMENTO, SEPARAR O FALSO DO VERDADEIRO, E REJEITAR TODAS AS IDÉIAS ERRÔNEAS.

CHETH

VERSÍCULO 64: A TERRA, SENHOR, ESTÁ CHEIA DE MISERICÓRDIA; ENSINE-ME OS SEUS REGULAMENTOS.

ISTO SIGNIFICA QUE O MUNDO INTEIRO ESTÁ REPLETO DA MISERICÓRDIA DIVINA OU AMOR DIVINO. DEUS É VIDA, E O AMOR QUE A VIDA TEM PELO HOMEM É O DESEJO QUE A VIDA TEM DE SE MANIFESTAR ATRAVÉS DE TODOS NÓS. AMAR É DAR A VIDA. NÃO DEVEMOS NOS ESQUECER DA RECIPROCIDADE, DA AÇÃO E REAÇÃO MÚTUAS ENTRE O INDIVÍDUO E A MENTE UNIVERSAL.

CHETH SIGNIFICA UM CAMPO CERCADO. É A OITAVA LETRA HEBRAICA E REPRESENTA O DOM DA PALAVRA.

TETH

VERSÍCULO 66: ENSINE-ME A BEM JULGAR E CONHECER, POIS ACREDITEI EM SEUS MANDAMENTOS.

O FUNDAMENTAL EM QUALQUER ENSINAMENTO É CRER EM DEUS, OU O BEM UNIVERSAL, EXCLUINDO A CRENÇA EM QUALQUER OUTRO PODER.

TEMOS COMO RESULTADO O BEM APARECENDO À NOSSA VOLTA, EM TUDO QUE NOS DIZ RESPEITO.

TETH É A NONA LETRA HEBRAICA. SIGNIFICA SERPENTE. É SÍMBOLO DA FACULDADE DO PALADAR E DA FACULDADE DA DIGESTÃO. O ENSINA-MENTO DA SABEDORIA ATEMPORAL SE ESCONDE SOB O SÍMBOLO DA SER-PENTE. A SABEDORIA ATEMPORAL DEMONSTRA QUE AS SUGESTÕES ENVIADAS AO SUBCONSCIENTE NÃO DEVEM SER ABSTRATAS. DEVEM SER CONCRETAS E EMOCIONAIS. QUANTO MAIOR O DESEJO, MAIS RÁPIDA SERÁ A RESPOSTA DO SUBCONSCIENTE.

JOD

VERSÍCULO 80: SEJA O MEU CORAÇÃO RECEPTIVO AOS SEUS REGULAMENTOS, PARA QUE EU NÃO ME ENVERGONHE.

TER FÉ NO CORAÇÃO SIGNIFICA QUE VOCÊ SUBJETIVOU AQUILO QUE AFIRMA. JÁ QUE AS LEIS DO SUBCONSCIENTE SÃO COMPULSÓRIAS, VOCÊ TENDE A EXPRESSAR O QUE ESTIVER GRAVADO EM SEU CORAÇÃO (SUBCONSCIENTE).

JOD SIGNIFICA MÃO. REPRESENTA O SENTIDO DO TATO E A UNIÃO COM O INFINITO. É A MAIS IMPORTANTE LETRA DO ALFABETO HEBRAICO. EM CARACTERES ROMANOS, É ESCRITA COMO J + I, E ÀS VEZES COMO Y.

CAPH

VERSÍCULO 86: TODOS OS SEUS MANDAMENTOS SÃO VERDADEIROS. ELES ME PERSEGUEM INJUSTAMENTE; AJUDE-ME.

AS LEIS DIVINAS SÃO SEMPRE VERDADEIRAS, ISTO É, SÃO SEMPRE PARA SEREM ACREDITADAS E ESTUDADAS. CAPH EM CARACTERES ROMANOS É ESCRITA COMO "K", E QUER DIZER GARRA. É A 11ª LETRA E REPRESENTA O PAR DE OPOSTOS: RIQUEZA E POBREZA (UMA BOA MANIFESTAÇÃO OU UMA MANIFESTAÇÃO FRACA), UM CORPO SADIO OU UM CORPO DOENTE. A LETRA TAMBÉM SIMBOLIZA O FATO DE QUE O CORPO NADA MAIS É QUE ENERGIA CONDENSADA OU ESPÍRITO. ENERGIA É O TERMO USADO PELA CIÊNCIA PARA DESIGNAR O ESPÍRITO, OU DEUS.

LAMED

VERSÍCULO 96: VI RESTRIÇÃO EM TODA PERFEIÇÃO, MAS SEU MANDAMENTO É ILIMITADO.

A LEI NÃO VÊ LIMITES PARA SUAS POSSIBILIDADES. LAMED SIGNIFICA O FERRÃO. É A 12.° LETRA HEBRAICA. É O SÍMBOLO DO TRABALHO E DA AÇÃO. ALEPH, O SOPRO DE VIDA, SIMBOLIZA O BOI, E AQUILO QUE O INCITA À AÇÃO E QUE O DIRIGE NESSA AÇÃO É O FERRÃO. NAS CULTURAS ANTIGAS, O BOI PUXAVA O ARADO PARA TORNAR A TERRA FOFA E PERMEÁVEL AOS RAIOS DE SOL. TUDO ISTO É SIMBÓLICO. O FERRÃO É UMA VARA PONTIAGUDA PARA SE TANGER O GADO. SEU DESEJO DE UM MELHOR PADRÃO DE VIDA TANGE VOCÊ PARA OBTÊ-LO.

MEM

VERSÍCULO 97: AH, QUANTO AMO SUA LEI! É MINHA MEDITAÇÃO TODO O DIA.

A LEI DIZ QUE VOCÊ É AQUILO QUE CONTEMPLA. CONTEMPLE AQUILO QUE FOR AGRADÁVEL, NOBRE E SEMELHANTE A DEUS. MEM SIGNIFICA MAR OU ÁGUA. É A 13.° LETRA HEBRAICA. REPRESENTA AS ÁGUAS DA VIDA E DO AMOR FLUINDO ATRAVÉS DE SEU CORPO E SUA MENTE.

NUN

VERSÍCULO 105: SUA PALAVRA É A CARIDADE A MEUS PÉS, E LUZ EM MEU CAMINHO.

A INTELIGÊNCIA INFINITA GUIA E DIRIGE VOCÊ, E O AMOR DIVINO VAI À SUA FRENTE, TORNANDO SEU CAMINHO RETO, ALEGRE E FELIZ. NUN SIGNIFICA PEIXE. É A 14ª LETRA HEBRAICA. REPRESENTA A MUDANÇA. NA BÍBLIA, JOSUÁ ERA O FILHO DE NUN. JOSUÁ E JESUS SÃO SINÔNIMOS. AMBOS SIGNIFICAM AQUELE QUE LIBERA DEUS EMVOCÊ.

SAMEEH

VERSÍCULO 114: O SENHOR É MEU REFÚGIO E MEU ESCUDO; TENHO ESPERANÇA EM SUA PALAVRA.

SEU CONHECIMENTO DE DEUS E SUA CAPACIDADE DE SE COMUNICAR IMEDIATAMENTE COM O INFINITO POR MEIO DE SEU PENSAMENTO SÃO SEU REFÚGIO E ESCUDO DE AMOR E DE LUZ. SAMECH SIGNIFICA ESCORA OU SUPORTE. É A 15ª LETRA HEBRAICA. REPRESENTA A IRA, QUE É A ATIVIDADE DE DEUS. VIBRAÇÃO É O SIGNIFICADOORIGINAL DE IRA, QUE TAMBÉM QUER DIZER ARDOR E INTENSIDADE. ÀS VEZES, QUANDO UMA CRIANÇA ESTÁ COM FEBRE, E VOCÊ REZA PELA MELHORIA DE SUAS CONDIÇÕES, PODE SER QUE A TEMPERATURA SUBA E A SITUAÇÃO PIORE; ENTÃO, DE REPENTE, OCORRE A CURA TOTAL. ISTO SE CHAMA DE IRA OU ATIVIDADE DE DEUS, QUE REALIZA A CURA. A ALTA TEMPERATURA E O CALOR SEM DÚVIDA ALGUMA DESTRUÍRAM OS VÍRUS, E A CURA SE SEGUIU. DEUS NÃO PODE SE ZANGAR. DEUS E PAZ ABSOLUTA.

AIN

VERSÍCULO 127: PORTANTO, EU PREFIRO SEUS MANDAMENTOS AO OURO; SIM, AO OURO PURO.

O CONHECIMENTO DA PRESENÇA INFINITA É MAIS VALIOSO QUE O OURO. VOCÊ PROCURA SEMPRE A ORIGEM DE TODAS AS COISAS E SE ALINHA JUNTO À ÚNICA PRESENÇA, PODER, CAUSA E SUBSTÂNCIA; ASSIM, VOCÊ NUNCA TERÁ NECESSIDADE DE QUALQUER BEM. OLHE PARA DENTRO, NÃO PARA FORA. AIN É A 16ª LETRA HEBRAICA. SIGNIFICA O OLHO COMO INSTRUMENTO DA VISÃO. TAMBÉM REPRESENTA O CONTENTAMENTO. O OLHO JULGA CONFORME A APARÊNCIA, E A PALAVRA NÃO PASSA DE UM DERIVATIVO. A PESSOA QUE VÊ ESPIRITUALMENTE, SABE QUE AQUILO QUE CHAMAM DIABO É DEUS INVERTIDO. O DIABO É DEUS, DO MODO COMO DEUS É ENTENDIDO PELAS PESSOAS IGNORANTES.

PE

VERSÍCULO 135: FAÇA SUA FACE RESPLANDECER SOBRE SEU SERVO; E ME ENSINE SEUS REGULAMENTOS.

DEUS NÃO TEM FACE, FORMA OU FIGURA. RECONHEÇA O PODER INFINITO DENTRO DE VOCÊ E INVOQUE A INTELIGÊNCIA SUPREMA PARA GUIÁ-LO E A LUZ DE DEUS PARA ILUMINAR SEU CAMINHO, QUE A LUZ BRILHARÁ ATRAVÉS DE VOCÊ. PE É A 17ª LETRA HEBRAICA. SIGNIFICA A BOCA COMO O ÓRGÃO DA FALA. SUA PALAVRA É O PENSAMENTO EXPRESSO. DEIXE QUE SUAS PALAVRAS CUREM, ABENÇOEM E INSPIREM TODOS QUE O CERCAM.

TZADDI

VERSÍCULO 137: JUSTO É O SENHOR, E RETOS SEUS REGULAMENTOS.

A LEI É SEMPRE JUSTA E EMINENTEMENTE IMPARCIAL. VOCÊ NÃO PODE PENSAR UMA COISA E PRODUZIR OUTRA. TZADDI SIGNIFICA ANZOL DE PESCAR. É A 18ª LETRA HEBRAICA. REPRESENTA O PENSAMENTO ESPIRITUAL E A MEDITAÇÃO. MEDITAÇÃO É A UNIÃO DE SUA MENTE CONSCIENTE COM O SUPERCONSCIENTE, OU O EU SOU, QUE EXISTE DENTRO DE VOCÊ E QUE É DEUS.

KOPH

VERSÍCULO 151: ESTÁ PRÓXIMO O SENHOR, E SEUS MANDAMENTOS TÃO VERDADEIROS.

DEUS ESTÁ PRÓXIMO, É A COISA MAIS PERTO DE VOCÊ; COMO TENNYSON DISSE: "MAIS PERTO QUE O SOPRO E MAIS PERTO QUE MÃOS E PÉS".

KOPH SIGNIFICA NUCA. É A 19ª LETRA HEBRAICA. REPRESENTA O SONO. O SALMISTA DIZ NO SALMO 127:2;... AO SEU AMADO ELE CONCEDE DURANTE O SONO, E MUITAS RESPOSTAS LHE SÃO DADAS QUANDO VOCÊ ESTÁ DORMINDO PROFUNDAMENTE, EM SONHOS OU VISÕES NOTURNAS.

RESH

VERSÍCULO 155: A SALVAÇÃO ESTÁ LONGE DOS MAUS, POIS NÃO PROCURAM OS SEUS REGULAMENTOS.

DEUS NUNCA PUNE OU CONDENA. TODO JULGAMENTO VEM DO FILHO, QUE É SUA MENTE. NO MOMENTO EM QUE NOS PERDOARMOS A NÓS MESMOS, SEREMOS PERDOADOS. AO NOS VOLTARMOS PARA A PRESENÇA INFINITA EM BUSCA DE RESPOSTA, ELA RESPONDERÁ. AQUELES QUE SE RECUSAM A RECONHECER O PODER QUE EXISTE DENTRO DELES PERMANECEM SENDO O QUE SÃO, FRUSTRADOS E INFELIZES. A SALVAÇÃO É A SOLUÇÃO DO SEU PROBLEMA. RESH SIGNIFICA ROSTO OU CABEÇA. É A 20ª LETRA HEBRAICA. TAMBÉM QUER DIZER A CONSCIÊNCIA EQUILIBRADA, A UNIÃO DA AUTOCONSCIÊNCIA E DO SUBCONSCIENTE, AGINDO COMO SE FOSSEM UM SÓ, EM COMPLETA HARMONIA.

SCHIN

VERSÍCULO 165: GRANDE PAZ TEM OS QUE OBSERVAM SUA LEI; E NADA OS OFENDERÁ.

O ESPÍRITO QUE EXISTE EM VOCÊ É DEUS. NADA SE LHE OPÕE, NADA O OFENDE, AMEAÇA OU ATINGE. É A REALIDADE DE VOCÊ. EM OUTRAS PALAVRAS, A OUTRA PESSOA NÃO TEM O PODER DE ATINGI-LO. É SEMPRE O MOVIMENTO DE SEU PRÓPRIO PENSAMENTO. VOCÊ PODE AMALDIÇOAR OU ABENÇOAR. SCHIN SIGNIFICA DENTE OU PRESA. É A 21ª LETRA HEBRAICA. É O SÍMBOLO DO FOGO. ISTO QUER DIZER QUE VOCÊ TEM CAPACIDADE PARA QUEIMAR ATÉ O FIM E CONSUMIR TODO PENSAMENTO NEGATIVO COM O FOGO DO AMOR DIVINO.

TAU

VERSÍCULO 174: ANSIEI POR SUA SALVAÇÃO, Ó SENHOR; E SUA LEI É MEU CONTENTAMENTO.

A SOLUÇÃO PARA QUALQUER PROBLEMA VEM DA TENDÊNCIA À RESPOSTA DO ESPÍRITO INFINITO QUANDO INVOCADO. AO AFIRMAR AS VERDADES ETERNAS COM CONFIANÇA, DAÍ RESULTA A SALVAÇÃO, JÁ QUE O QUE ESTÁ MAIS ABAIXO SE SUJEITA À VIBRAÇÃO ESPIRITUAL QUE ESTÁ MAIS ACIMA. TAU É A 22ª LETRA HEBRAICA. SIGNIFICA CRUZ OU ASSINATURA; DAÍ O PAR DE OPOSTOS: DOMÍNIO OU ESCRAVIDÃO. É UMA LETRA FINAL E, COMO TAL, REPRESENTA A PERFEIÇÃO, O FIM DA MANIFESTAÇÃO OU CICLO DA VIDA; MAS NÃO EXISTE FIM PARA A GLÓRIA QUE É O HOMEM. A JORNADA É SEMPRE PARA A FRENTE, PARA CIMA E PARA DEUS.

Joseph Murphy

Tradução de Cristina Carvalho Boselli